Microfones - Noções e Aplicações
3. Estudos de casos
A seguir são apresentados casos típicos de usos de microfones para captação de voz e instrumentos.
3.1. Captando oradores, cantores e instrumentos em templos
Com as informações apresentadas até aqui, podemos então examinar em detalhes alguns problemas específicos de captação. Vamos começar pela captação de voz, que é a aplicação mais comum do microfone.
O ambiente típico de um templo ou igreja atual possui amplificação de voz, que em geral pode ser captada em muitas posições diferentes: altar, púlpito e outros locais.
3.1.1. Microfone em púlpito
A Fig.15 mostra um púlpito visto de cima (A) e de frente (B). Geralmente há uma prancheta no meio, à frente do orador, e a posição ideal para o microfone é à direita ou à esquerda dessa prancheta, dependendo da preferência da pessoa.
Uma opção excelente de microfone para este caso seria usar a haste flexível AKG GN30E, com o microfone CK80 ou CK47 (capacitivos) da série modular Discreet Acoustics. O projeto desses microfones, com um perfil bem fino e um segmento tubular, oferece uma melhor diretividade (hiper-cardióide) ao longo do seu eixo principal. Os graves são levemente cortados para compensar o efeito de proximidade, e seu acabamento em cor escura torna-o quase imperceptível à distância. A haste flexível do tipo “pescoço de ganso” simplifica o ajuste da posição do microfone.
Figura 15
Estamos assumindo que o orador ocupará o púlpito sozinho, olhando para a frente, e o microfone posicionado de forma que os movimentos dos braços, ou partes da roupa, não interferem no microfone.
Outra opção seria o uso da haste GN30E com o microfone CK31, também capacitivo. O CK31 é um microfone cardióide que é menos aparente do que o CK80 ou o CK47.
3.1.2. Microfone em altar
Atualmente, para esta aplicação pensa-se logo num microfone de superfície (“boundary mic”). Na maioria dos altares modernos, a melhor opção é usar dois ou três modelos direcionais (C547BL ou C680BL), como mostra a Fig.16A. Aqui, o sacerdote olha para o público, e um microfone de superfície pode ser usado para permitir um maior ganho sem realimentação (microfonia). Se houver mais posições prováveis do sacerdote, deve-se usar outros microfones para garantir uma cobertura adequada. Como em geral o altar é coberto por um pano, não é possível montar o microfone permanentemente nele, mas para evitar que ele saia da posição ideal, é recomendável fixá-lo à superfície do altar usando uma fita adesiva dupla-face.
No caso de um altar tradicional, como mostrado na Fig.16B, é melhor usar um microfone de superfície com captação omnidirecional, localizado o mais próximo possível da interseção das superfícies horizontal e vertical do altar. Neste caso também devem ser usados tantos microfones quantos forem necessários.
Figura 16
De uma forma geral, deve-se ligar apenas um microfone de cada vez. Isso é recomendado principalmente para o altar, onde pode haver dois ou mais microfones que se estiverem abertos ao mesmo tempo poderão criar um som muito pouco natural. Nesses casos, é recomendável o uso de algum tipo de mixagem ou gate automático, que só ative um microfone de cada vez.
3.1.3. Orador que se movimenta
Em alguns templos, toda a plataforma frontal é usada pelo sacerdote, e em geral é usado um microfone de mão. Para esses casos, pode-se experimentar vários microfones AKG sem fio e escolher aquele que capta melhor a voz do orador. É recomendável que o microfone possua uma espuma na grade, para reduzir o efeito do sopro no caso de uso muito próximo da boca. Também é indicado que o técnico de som utilize um dispositivo limitador, para que o sinal de saída do sistema de sonorização não sature caso haja supermodulação.
Para esta aplicação seriam indicados os sistemas sem fio WMS40/880, WMS81/880 e WMS81/3800, que têm microfones dinâmicos e oferecem uma ênfase de presença que os oradores em geral apreciam. O sistema sem fio C535WL/1, com microfone capacitivo, possui uma resposta mais suave, e pode também ser usado com a maioria das vozes.
3.1.4. Batismos e casamentos
Para serviços de batismo e casamentos, que geralmente acontecem numa área aberta, com as pessoas em pé, à frente do público no templo, o tipo de microfone mais indicado seria o de lapela, sem fio, como os modelos C417, CK97, C477WR ou C577WR da AKG.
Sendo o casamento um evento mais monumental, é muito comum hoje em dia gravar a cerimônia em vídeo e, em alguns casos, podem ser instalados microfones também nos noivos, para que suas vozes possam ser ouvidas melhor.
3.1.5. Como posicionar o microfone de lapela
O uso do microfone de lapela freqüentemente é feito da forma errada. Muitas vezes ele é posicionado na gravata ou na lapela, a uma distância muito grande da boca da pessoa, e por isso não funciona bem. A melhor posição é preso na gravata (ou na frente da camisa, caso não haja gravata), pois assim o microfone fica centralizado. Entretanto, não se deve posicionar o microfone muito alto pois assim o queixo da pessoa poderá bater no microfone caso ela tenha que abaixar a cabeça para ler algo escrito. Um microfone como o CK97 possui um bom corte nos graves (para compensar o som mais grave captado junto ao peito) e a ênfase adequada nas freqüências altas (para compensar a posição de captação fora de eixo). Também é importante certificar-se de que os movimentos da pessoa não atingirão o microfone e nem esticarão o seu cabo, o que poderia causar ruídos indesejáveis.
3.1.6. Música no templo
Em muitas religiões tradicionais, a música, executada basicamente por coro e órgão, pode não necessitar de qualquer amplificação, mas atualmente há uma tendência de se gravar também a música, como parte da cerimônia. Os comentários que faremos aqui são gerais e aplicam-se tanto para gravação quanto para a sonorização.
A melhor forma de se captar as vozes do coro é usando alguns microfones pendurados, como os capacitivos CK31 ou CK47, da série modular HM1000 Discreet Acoustics da AKG. Desses modelos, o CK47 é o melhor pois possui um padrão de captação mais fechado e uma resposta de graves mais estendida. A Fig.17 mostra detalhes de captação de coro. Em geral, quatro a sete microfones devem ser suficientes. No caso de um coral dividido, é recomendável um conjunto simétrico de microfones. Para um grupo maior do que o mostrado aqui, os microfones devem ficar mais alto, geralmente mantendo a mesma proporção do esquema do exemplo.
Figura 17
O órgão raramente precisa de reforço, mas obviamente teria que ser microfonado caso se deseje gravar a música da cerimônia. Pode haver alguns casos em que seja necessária uma pequena amplificação do coral. Em geral o solista do coro não precisa ser captado separadamente, mas apenas pela sua posição dentro do coro, usando os microfones suspensos.
©2001 AKG, Harman International
Tradução: Miguel Ratton
Este artigo foi publicado no music-center.com.br em 2002
Copyright ©1996-2005 Miguel Ratton (www.music-center.com.br)
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